Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
O 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que teve início nesta sexta-feira (1) e prossegue até domingo (3) em Brasília, tem como destaque um forte apelo à soberania nacional e o uso de símbolos patrióticos como resposta à tarifa de 50% imposta ao Brasil pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Bonés e bandeiras nas cores verde, amarelo, azul, branco e vermelho estampavam frases como “Brasil soberano” e “Brasil dos brasileiros”, incorporando elementos que antes estavam associados a manifestações bolsonaristas.
Neste sábado (2), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abriu os trabalhos defendendo reformas tributárias que “fazem os ricos pagarem mais” e valorizando conquistas sociais como a queda do desemprego para 5,8%, a saída do país do Mapa da Fome e a valorização do salário mínimo. Ele convocou a militância.
O discurso incluiu agradecimentos à militância por “segurar a democracia” e conclamou à reeleição de Lula em 2026, com Edinho Silva à frente do partido e ampla presença legislativa.
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou que o Brasil enfrenta uma ofensiva do “império norte-americano”, em retaliação ao tarifaço, e denunciou um “ataque ao STF e à nossa democracia” que teria como objetivo proteger golpistas.
Dirceu defendeu que o PT não pode romper com o pacto fiscal do governo Lula e apresentou os três pilares da gestão: reindustrialização via Nova Indústria Brasil, investimentos por meio do PAC e transição energética.
Os senadores Randolfe Rodrigues (AP) e Rogério Carvalho (SE) chamaram atenção ao papel de Eduardo Bolsonaro em alianças nos EUA. Randolfe afirmou:
“Esse país foi forjado pelo seu povo, não temeremos fascistas nem traidores que suplicam ao norte.”
Rogério apontou que Lula recuperou a bandeira nacional e conclamou o PT a resgatar direitos diluídos por influências externas.
A drag queen e ativista Ruth Venceremos destacou o compromisso petista com a população LGBTQIAPN+, celebrando os avanços sociais:
“O Brasil passou de país que mais mata LGBTQIA+ para país que mais elege LGBTQIA+. Tenho orgulho de estar no PT.”
O presidente Lula comparece no domingo (3) para a cerimônia de posse da nova direção do partido, liderada por Edinho Silva, reunindo delegados eleitos no PED 2025 e refletindo o alinhamento interno rumo à mobilização eleitoral de 2026.
A adoção das cores nacionais e de slogans patrióticos representa a estratégia petista de reinvente a identidade do país como parte do seu ideário. O encontro reforça que defender a pátria é responsabilidade de todos os brasileiros, independente de bandeiras partidárias.
Fonte: https://revistaforum.com.br
Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB