Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
Os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, se reuniram nesta terça-feira (24.08) com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Fábio Alves, para destravar gargalos que impedem o fomento das atividades turísticas na região dos cânions do Xingó, na barragem do Rio de São Francisco. A região tem grande potencial para o turismo e impacta diretamente quatro estados: Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
No início de agosto, o ministro Gilson Machado Neto esteve na região para reuniões com o trade turístico e para ouvir as demandas do setor. Ele foi acompanhado de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Embratur. Durante a agenda, algumas questões que impactam o desenvolvimento do turismo foram levantadas, como a impossibilidade do uso de estruturas turísticas dentro da Chesf; a necessidade de recuperação de um hotel na área da Companhia; a construção de uma praça para atrair turistas e beneficiar moradores da região, que é formada por nove municípios de quatro estados; e a liberação de píeres para fomento do turismo náutico.
Em Delmiro Gouveia, existe a intenção de revitalizar e reabrir o complexo turístico e histórico de “Angiquinho”, que abriga a segunda Usina Hidroelétrica construída no Brasil e primeira do Nordeste. O complexo ocupa uma área aproximada de 180 hectares, sendo 30 hectares condicionados aos equipamentos de visitação e atração turística como: a furna do morcego, museu, anfiteatro e antiga Usina Hidroelétrica. Desde 2016 o complexo encontra-se fechado para visitação, estando em posse da Chesf, que em tratativas com o atual governo municipal pretende conceder a área para administração do município.
O ministro Gilson Machado Neto, que solicitou a reunião, destacou o enorme potencial da região do Xingó. Para ele, esse tipo de turismo apresenta crescente interesse e será um dos pontos altos no pós-pandemia. “Vamos buscar soluções definitivas para o uso de equipamentos da região. Porque, após a pandemia, esses destinos serão muito procurados”, disse. “Não podemos permitir que essa região, uma das mais belas da América Latina, seja prejudicada por questões burocráticas. Nosso objetivo é resolver isso”, afirmou.
Após o encontro desta terça-feira, ficou definida a criação de um grupo de trabalho com MTur, MME, Chesf e Embratur para tratar de cada assunto de forma específica e dar celeridade às resoluções de gargalos. “Nenhum país no mundo se compara ao Brasil em termos de turismo de natureza e turismo náutico. Vamos debater essas demandas nos próximos dias para dar uma resposta ao trade e aos turistas da região que foram muito prejudicados pela pandemia”, ressaltou.
VISITAS TÉCNICAS – No começo do mês, a comitiva do governo federal esteve em Paulo Afonso (BA), onde o ministro do Turismo participou da apresentação do programa de regionalização de Lagos e Cânions de São Francisco e da retomada do turismo da cidade. O ministro também realizou visitas técnicas em Canindé do São Francisco (SE) e Petrolândia (PE), onde se reuniu com operadores do segmento de turismo náutico.
Depois, esteve em Piranhas (AL), onde conheceu pontos turísticos da cidade e se encontrou com operadores de turismo para tratar da utilização das áreas pertencentes à Chesf. Em Petrolândia, por sua vez, Machado Neto participou de encontro com representantes dos setores de turismo e da cultura.
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB