Ministro dos Transportes diz que lei do licenciamento é positiva para infraestrutura, mas pode ter ajustes

[Ministro dos Transportes diz que lei do licenciamento é positiva para infraestrutura, mas pode ter ajustes]

O ministro dos Transportes, Renan Filho, comemorou a aprovação da Nova Lei do Licenciamento Ambiental pelo Congresso, devido à necessidade de acelerar a liberação de obras de infraestrutura, mas também admitiu que vê espaço para eventuais vetos pelo presidente Lula.
 

Um dos possíveis vetos, segundo ele, poderia ser a autodeclaração de licenciamento, que passou a ser prevista pelo texto da lei. "A proposta pode ser organizada, para que a autodeclaração seja liberada apenas para situações de baixíssimo impacto", disse Renan Filho em entrevista ao C-Level, videocast semanal da Folha de S.Paulo.

O ministro afirmou ainda que as ameaças tarifárias impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não terão impacto sobre os investimentos e concessões na área de infraestrutura no Brasil. O chefe da pasta de Transportes disse que, até o fim do ano, será feito o primeiro leilão de uma nova ferrovia pelo governo Lula.
 

Os investimentos atuais em infraestrutura, segundo o ministro, chegaram a volume recorde neste ano. O efeito político desses resultados, porém, já não tem a força que tinham no passado. "Você pensa, 'se o investimento hoje é maior, deveríamos estar com uma aprovação maior hoje', mas o mundo mudou muito, não é mais como antes. É um mundo muito mais dividido e polarizado".

O presidente Lula teve queda de popularidade no começo do ano. Há sinais de recuperação, mas a leitura da população parece não refletir esses investimentos que o senhor está citando.
 

O mundo mudou, não é mais aquele. Veja que a gente está em máxima histórica de investimento em infraestrutura. Você pensa, "se o investimento hoje é maior, nós deveríamos estar com uma aprovação maior hoje", mas o mundo está muito mais dividido e polarizado. O presidente Lula tem tentado ampliar o diálogo e alinhou um argumento forte no que concerne à defesa da justiça tributária. Acho que isso é relevante.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br
Foto: Lula Marques / Agência Brasil

Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7