Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
"MÁXIMAS E MÍNIMAS!" Julinho de Marlene
Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
Alagoas é destaque na atual edição da revista “Unquiet” especializada no turismo de alto padrão. Com o título “Viagem ao Sertão Arte - O Realismo Fantástico da Ilha do Ferro”, a publicação destaca o estado como um dos mais surpreendentes e belos do Brasil. Entre as páginas 58 e 65 da revista, a reportagem assinada por François Correia, com fotos de Ricardo Ledo, ressalta a arte e as belezas encontradas no povoado Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar. O autor pontua ainda que o local tem uma história rica, que se reflete na cultura popular.
Em outro momento, o jornalista também destaca a habilidade dos artistas e que o trabalho realizado por eles tem relação com o programa criado em 2015 pelo Governo de Alagoas, Alagoas Feito à Mão, que vem revelando o talento de homens e mulheres que utilizam diferentes matérias-primas para produzir suas peças.
Presente nos 102 municípios alagoanos, o programa já cadastrou mais de 15 mil artesãos, de acordo com dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). O mapeamento é essencial para preservar o legado criativo, manter a identidade cultural e fomentar a arte popular no estado. Dessa forma, o Alagoas Feita à Mão acompanha o ciclo de produção, capacita e orienta o artesão com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias, que graças à visibilidade de seus trabalhos vivem da arte que produzem.
Na página 62, ao escrever que são verdadeiros “contos em madeira” François ressalta os nomes dos artistas locais, a exemplo de Cícero Alves, Clemilton, Jasson e suas carrancas, além de Aberaldo Lima. Já na página 64, o jornalista destaca a gastronomia local, que vai desde pescados frescos até o “delicioso” hot bode em pão de macaxeira. Ele finaliza o texto dizendo que cada momento na Ilha do Ferro foi uma imersão na beleza autêntica e na riqueza cultural do "nosso Brasil singular".
A reportagem também pode ser acessada na plataforma multimídia pelo https://revistaunquiet.com.br/brasil/viagem-dicas-ilha-ferro-alagoas/
Fonte: https://alagoas.al.gov.br
Foto: Thiago Sampaio/ Agência Alagoas
Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7
Eu, Epidauro Pamplona, pseudônimo literário e legalizado de Carlos Alberto de Souza, brasileiro, casado, ADVOGADO OAB 69.888-BA, jornalista licenciado tacitamente pelo STF e radialista/comentarista free-lancer, atendendo diversas pessoas do meu cotidiano, resolvi criar este sítio eletrônico dentro dos princípios jornalísticos de entreter, informar e até orientar seus leitores.
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB