Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
Nesta quinta-feira (10), a Tribuna Independente chega à maioridade. São 18 anos de uma história construída com coragem, resistência e, acima de tudo, jornalismo sério e comprometido com o povo alagoano. Muito além de uma data comemorativa, o aniversário marca uma trajetória única no país: a criação de um jornal diário nascido da luta de seus próprios trabalhadores.
A origem da Tribuna remonta a 2007, quando os funcionários da antiga Tribuna de Alagoas estavam com dois meses de salários atrasados. Cansados das promessas vazias dos antigos patrões e do abandono, jornalistas, gráficos e administrativos decidiram reagir e cruzaram os braços iniciando uma vigília em frente à sede da empresa.
O apoio dos sindicatos — Sindjornal (Sindicato dos Jornalistas de Alagoas) e Sindigraf (Sindicato dos Gráficos de Alagoas) — foi fundamental. Com faixas, carro de som e muita disposição, os 140 trabalhadores passaram a denunciar publicamente o calote, expondo a grave crise vivida pela empresa, afundada em dívidas e desmandos administrativos, como o uso indevido de recursos em viagens e farras.
A mobilização cresceu. Reuniões e assembleias eram feitas diariamente. A resistência se organizava não apenas como protesto, mas como alternativa. Uma das decisões mais marcantes foi ocupar o prédio e criar edições semanais do jornal, que eram distribuídas nos atos públicos e vendidas nos sinais de trânsito de Maceió. A população começava a conhecer a verdade sobre o drama vivido por aqueles profissionais.
Dali em diante, nascia um novo projeto: a criação da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas — a Jorgraf. Com o aval da família Farias, proprietária do prédio, e do Banco do Nordeste, financiador dos equipamentos, o sonho se concretizou. Em 10 de julho de 2007, circulava a primeira edição diária da Tribuna Independente — um marco nacional, sendo a primeira cooperativa de comunicação do país a unir duas categorias: jornalistas e gráficos.
PRESENÇA
Hoje, a Tribuna está presente nas bancas, no portal, nas redes sociais e no YouTube, produzindo conteúdo com independência, compromisso social e respeito ao leitor. Ao longo dessas quase duas décadas, conquistou parceiros, credibilidade e, principalmente, a confiança dos alagoanos.
“Esses 18 anos são a prova de que é possível fazer jornalismo sério, ético e independente, mesmo nas condições mais adversas. A Tribuna é fruto da luta coletiva e do amor à profissão”, afirmam os cooperados da Jorgraf.
Em tempos de ataques à imprensa e de incertezas no setor da comunicação, a Tribuna Independente se mantém firme, reafirmando seu papel de voz crítica, atenta e combativa. Uma história que começou com resistência e segue, dia após dia, reafirmando sua razão de existir: informar com verdade.
Atuação jornalística é um marco histórico
Para o diretor administrativo-financeiro da Jorgraf (Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas), Flávio Peixoto, completar 18 anos é mais que uma data simbólica — é a consolidação de um projeto coletivo que uniu coragem, jornalismo e empreendedorismo.
Para ele, o aniversário da cooperativa representa um marco histórico na comunicação do estado.
“Tudo começou com o nosso impresso diário, a Tribuna Independente, e hoje estamos presentes também em plataformas digitais e na televisão. Isso é fruto do trabalho incansável de cooperadas e cooperados que acreditaram na força do cooperativismo para enfrentar desafios e gerar renda com independência”, destacou.
Fonte: https://tribunahoje.com
Foto: Adailson Calheiros
Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB