Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
Após oito anos no Governo de Alagoas, o ex-secretário da Fazenda, George Santoro, deixou o cargo nesta segunda-feira (13) e vai assumir uma missão no Ministério dos Transportes, comandado pelo alagoano Renan Filho (MDB). A saída do Santoro já havia sido divulgada pelo jornalista Ricardo Mota, aqui no Cada Minuto. Santoro era considerado um dos melhores secretários da gestão e ajudou Renan Filho (na época governador), a mudar Alagoas, que estava numa situação difícil do ponto de vista financeiro.
Mesmo com a saída de Santoro, o governador Paulo Dantas garantiu que a política fiscal do Estado vai continuar a mesma e que as contas serão pagas em dia.
“Ele fez um excelente e extraordinário trabalho. Fez uma transformação na equipe econômica, sempre alinhada com os servidores. Mas, chegou o momento de o MDB precisar dele para assumir outra missão”, afirmou Dantas.
O governador disse que a meta é manter o estado pagando os salários e os fornecedores em dia, com a mesma capacidade de investimento.
“Vamos investir, no mínimo, R$ 2,5 bilhões. Investimos em modernização da Fazenda, tecnologia e inovação, tendo um sistema fazendário cada vez mais forte, diminuindo desigualdade social, mantendo um ambiente adequado para atrair novos negócios, novas empresas, oferta de emprego e oportunidade”, destacou o governador.
Os elogios para Santoro foram muitos. Paulo Dantas fez questão de ressaltar que daria a ele nota 10 “porque ele e o Renan Filho pegaram o estado em uma situação difícil, sem planejamento, com os piores índices em todas as áreas e foi essa organização fiscal, financeira e orçamentária que fez o estado mudar”.
Durante o período em que esteve à frente da Secretaria da Fazenda, George Santoro mudou a realidade econômica do Estado. A Dívida Consolidada Líquida de 167% foi reduzida para 54,9%, o que proporcionou ao Estado ter mais recursos em caixa, possibilitando mais investimentos, realização de concursos e reajustes salariais.
Quem assume o cargo?
Quem assume o cargo de Santoro é Renata Santos. Ela deixa a secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que ficará no comando de Gabriel Albino, que estava no cargo de secretário especial de Planejamento e Orçamento do próprio órgão.
No seu primeiro discurso, Renata disse que “ela era originária da área financeira e que foi adjunta de George até maio do ano passado”.
“Estou tranquila em assumir a Fazenda neste momento, pois teve um processo de modernização ao longo dos anos. Temos um grande projeto na parte tributária e tenho certeza de que seguir com esse projeto vai contribuir bastante com o governador, para que a gente consiga manter o nível de investimento. Estou pronta, é um grande desafio, mas com a tranquilidade de encarar e a humildade de pedir ajuda quando precisar”, destacou.
Oxigenar a carreira
No seu discurso de despedida, Santoro relembrou quando entrou no Governo de Alagoas e o cenário era desastroso. “A organização financeira do Estado era muito ruim. Éramos o quinto mais endividado do País e o mais pobre, com todos os indicadores sociais negativos. A dívida com fornecedores era em torno de 15% da receita líquida. O governo estourava os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Ainda na sua fala, Santoro disse que precisava oxigenar a carreira. “Trabalho com Fazenda há 30 anos e estava muito desgastado. Agora, em Brasília, vou oxigenar a carreira, mas estarei sempre à disposição para ajudar o Estado de Alagoas”.
Foto: Pei Fon / Agência Alagoas
Fonte: https://www.cadaminuto.com.br
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB