NYT mostra como Trump decidiu taxar o Brasil para salvar Bolsonaro

[NYT mostra como Trump decidiu taxar o Brasil para salvar Bolsonaro]

Desde março, o filho do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro tem percorrido os corredores da Casa Branca. Eduardo Bolsonaro, de 41 anos, é um congressista brasileiro em exercício, mas seu último trabalho tem sido convencer as autoridades americanas de que um perigoso juiz da Suprema Corte brasileira quer mandar ele e seu pai para a prisão, simplesmente por lutarem contra o que eles alegam ter sido uma eleição roubada.

E em várias visitas a Washington nos últimos meses, ele encontrou um público compreensivo.  “Isso não é nada mais, ou menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu conheço muito bem!” publicou o presidente Trump nas redes sociais na segunda-feira. “Isso aconteceu comigo, vezes dez.”

Eduardo Bolsonaro disse que estava pressionando os altos funcionários da Casa Branca para impor sanções ao juiz brasileiro que supervisionava a acusação de seu pai. Então, na quarta-feira, 9, Trump optou por algo muito mais prejudicial: uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras a partir de 1º de agosto, em retaliação ao que ele chamou de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro.

A mudança de impor sanções a um único juiz para ameaçar toda uma nação de 200 milhões de habitantes com tarifas severas foi uma decisão exclusiva de Trump, de acordo com duas pessoas familiarizadas com a reunião em que o presidente discutiu sua decisão e que falaram sob condição de anonimato para discutir uma conversa privada.

A medida mostrou a nova disposição de Trump de usar as tarifas para acertar contas políticas, independentemente de questões de legalidade, devido ao seu poder de causar destruição econômica e impor intensa pressão política.

Fonte: The New York Times

Fonte: https://www.trbn.com.br
Foto: Reprodução/Redes sociais

Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7