Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
"A baixeza mais vergonhosa é a adulação!"
"Os bancos das praças estão sempre ocupados por desocupados".
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou, na quarta-feira (7), 37 pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa responsável pela movimentação de milhões de reais por meio da exploração de rifas ilícitas e da lavagem de dinheiro proveniente dessas atividades. A denúncia é resultado da operação *Falsas Promessas 2*, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).
De acordo com o MP-BA, a organização estruturou um sofisticado esquema de captação, movimentação e dissimulação de recursos ilícitos, utilizando empresas de fachada, contas de terceiros e pessoas interpostas – os chamados "laranjas". As investigações revelaram que o grupo operava de forma interconectada, com núcleos especializados atuando em diferentes etapas do processo criminoso, desde a promoção das rifas até a reinserção dos valores na economia formal.
Segundo o Gaeco, as rifas eram realizadas em larga escala e frequentemente tinham seus resultados manipulados para impedir que os prêmios saíssem das mãos da organização criminosa (Orcrim). O dinheiro arrecadado era então lavado por meio de movimentações em espécie, depósitos em contas bancárias de terceiros e registros contábeis falsos.
A denúncia inclui acusações de organização criminosa, lavagem de dinheiro e promoção de jogos de azar. Entre os líderes apontados estão José Roberto Nascimento dos Santos, conhecido como "Nanan", Ramhon Dias de Jesus Vaz e Josemário Aparecido Santos Lins.
Também foram denunciados:
A operação Falsas Promessas 2 dá continuidade às ações de combate às organizações criminosas que atuam com jogos de azar ilegais na Bahia. O Ministério Público busca, com a denúncia, responsabilizar os envolvidos e desestruturar financeiramente o esquema que já vinha operando em larga escala.
Fonte: https://www.trbn.com.br
Foto: Divulgação/Ascom/PCBA
Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB