Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou, na quarta-feira (7), 37 pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa responsável pela movimentação de milhões de reais por meio da exploração de rifas ilícitas e da lavagem de dinheiro proveniente dessas atividades. A denúncia é resultado da operação *Falsas Promessas 2*, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).
De acordo com o MP-BA, a organização estruturou um sofisticado esquema de captação, movimentação e dissimulação de recursos ilícitos, utilizando empresas de fachada, contas de terceiros e pessoas interpostas – os chamados "laranjas". As investigações revelaram que o grupo operava de forma interconectada, com núcleos especializados atuando em diferentes etapas do processo criminoso, desde a promoção das rifas até a reinserção dos valores na economia formal.
Segundo o Gaeco, as rifas eram realizadas em larga escala e frequentemente tinham seus resultados manipulados para impedir que os prêmios saíssem das mãos da organização criminosa (Orcrim). O dinheiro arrecadado era então lavado por meio de movimentações em espécie, depósitos em contas bancárias de terceiros e registros contábeis falsos.
A denúncia inclui acusações de organização criminosa, lavagem de dinheiro e promoção de jogos de azar. Entre os líderes apontados estão José Roberto Nascimento dos Santos, conhecido como "Nanan", Ramhon Dias de Jesus Vaz e Josemário Aparecido Santos Lins.
Também foram denunciados:
A operação Falsas Promessas 2 dá continuidade às ações de combate às organizações criminosas que atuam com jogos de azar ilegais na Bahia. O Ministério Público busca, com a denúncia, responsabilizar os envolvidos e desestruturar financeiramente o esquema que já vinha operando em larga escala.
Fonte: https://www.trbn.com.br
Foto: Divulgação/Ascom/PCBA
Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB