Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Asserte, realizou nesta segunda-feira (2) a cerimônia de certificação e comemoração dos municípios que conquistaram o selo Unicef. No evento, realizado no Centro de Convenções de Maceió, troféus foram entregues e experiências exitosas para a primeira infância foram exaltadas.
De acordo com a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, o momento foi de celebração em prol de um marco, que é ter 58 municípios focados no desenvolvimento da primeira infância.
"O evento de hoje foi muito simbólico e um verdadeiro marco para Alagoas, porque avançamos de 14 municípios aptos para receber o selo para 58, um aumento incrível e um aumento de mais de 300%. Com esses indicadores, entendemos que estamos no caminho certo para verdadeiramente valorizar a primeira infância, através dos projetos do Cria e em parceria com os municípios do estado, que estão aqui presentes mostrando que a união faz sim a força”, disse.
(Foto: Edilson Omena)
A chefe do escritório do Unicef em Alagoas, Verônica Bezerra, reforçou a importância dos resultados encontrados pelo trabalho feito por muitas mãos.
“No selo Unicef, queremos cada vez mais encontrar meios de fortalecer as escolhas envolvendo a agenda de crianças e adolescentes. Em 25 anos de trabalho cruzamos muitas histórias, mas nessa edição em especial gostaria muito de agradecer a todos que facilitaram esse trabalho. Hoje estamos celebrando resultados em prol das crianças de Alagoas, e na próxima edição queremos conseguir alcançar números ainda maiores”, relata.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, ressaltou a importância da premiação e a da criação da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) por parte do governador Paulo Dantas, que está focado na promoção da infância alagoana.
(Foto: Edilson Omena)
O início do evento contou com uma apresentação cultural para os convidados que chegavam ao Centro de Convenções. O grupo “Guerreiro Mirim”, do município de Viçosa, apresentou um pouco da cultura alagoana através de uma dança coreografada de Guerreiro, uma manifestação cultural genuinamente alagoana, exaltando a importância da preservação da cultura do estado.
Entre os avanços significativos alcançados pelos municípios alagoanos estão o aumento do acesso à educação de qualidade, abrangendo desde a creche até a formação profissional; investimentos na saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa nas escolas; proteção contra todas as formas de violência; e o fortalecimento da rede de assistência às famílias vulneráveis, incluindo povos indígenas e comunidades quilombolas.
Estiveram presentes na celebração a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça; representantes da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Secretaria de Estado da Saúde (Saúde), assim como o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Chefe do escritório do Unicef em Alagoas, Verônica Bezerra (Foto: Edilson Omena)
O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.
Fonte: https://tribunahoje.com
Foto: Edilson Omena
Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB