Dos remédios nascem os males...
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os maus políticos têm medo do passado."
Em Politica há pessoas tão inábeis que suas ausências preenchem lacunas...
O aterro sanitário do município, localizado na comunidade rural Campos Novos, tem se destacado nas cidades vizinhas baianas e também em outros estados, como Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
O local funciona 24h por dia, e recebe cerca de 120 toneladas de resíduos diariamente. Todos os resíduos coletados no município são encaminhados primeiro para a Associação de Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA), em seguida são levados para o aterro sanitário, que conta com três células, onde o lixo é recebido, tratado e aterrado de acordo com a Legislação Federal de Política de Resíduos Sólidos.
“Paulo Afonso vem trabalhando seriamente com competência e transparência, e o nosso aterro sanitário tem recebido elogios de órgãos federais e estaduais, é uma referência. Inclusive, algumas cidades vizinhas baianas e cidades de outros estados, como Alagoas, Sergipe e Pernambuco têm nos procurado com o objetivo de fazer convênio para que possamos receber os resíduos de outros municípios”, apontou o secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales Junior.
O engenheiro ambiental, Jeferson Vinícius, explica - “O biogás gerado nos aterros sanitários, por conter em sua composição metano e dióxido de carbono, é um dos gases formadores do fenômeno conhecido efeito estufa e que vem contribuindo para o aquecimento do planeta. Aqui no aterro nós realizamos a queima de gás, que transforma o metano em dióxido de carbono e vapor d’água. Nosso objetivo é contribuir cada vez mais com o meio ambiente”.
De acordo com o secretário, Ivaldo Sales, outra novidade do aterro é a compostagem. “Estamos investindo nesse setor para que os lixos orgânicos possam ser aproveitados e transformados em adubo para o nosso município”. O aterro é composto de três células, todas dentro da legislação, respeitando as normas ambientais, inclusive com impermeabilização para impedir que o chorume contamine o solo e as águas subterrâneas. O chorume é um líquido escuro, resultante da decomposição dos resíduos.
No local ainda foi instalado um Espaço Educativo, em parceria com a Secretaria de Educação, que tem como objetivo levar a conscientização dos cuidados com o meio ambiente, bem como a promoção da saúde e bem-estar social, melhorando a qualidade de vida de todos. No momento, as visitas estão suspensas por causa da pandemia do Covid-19.
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB