Com mais de 40 mil adolescentes vacinados, Prefeitura de Maceió garante que todos receberam doses da Pfizer

[Com mais de 40 mil adolescentes vacinados, Prefeitura de Maceió garante que todos receberam doses da Pfizer]

Com mais de 40 mil adolescentes vacinados, Prefeitura de Maceió garante que todos receberam doses da Pfizer.

As declarações do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre os efeitos adversos registrados em adolescentes em todo o país devido a imunização contra a Covid-19 causou uma grande apreensão nos adolescentes e também nos país, que estavam confiantes na imunização contra a doença.

O ministro afirmou hoje que a aplicação da vacina contra covid-19 em adolescentes foi feita de maneira "intempestiva" e criticou estados por não seguirem as orientações federais. Além disso, que os estados estariam aplicando vacinas de outros fabricantes além da Pfizer, que é o único autorizado pela Anvisa para menores de idade.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Maceió garantiu que foram aplicadas somente Pfizer nos adolescentes, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. Na capital, foram imunizados 41.219 adolescentes, desde que as faixas etárias foram liberadas.

“A Secretaria reforça ainda que não registrou efeitos adversos na vacinação da população desta faixa etária”, completa trecho da nota.

Após a recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado anunciaram a suspensão da aplicação das doses nos adolescentes. A suspensão foi imediata e ambos devem seguir as orientações dadas pelo Ministério.

“Estamos seguindo a orientação do Ministério da Saúde, que determinou a manutenção da imunização somente para aqueles que apresentem deficiência permanente, comorbidades, ou que estejam privados de liberdade”, salienta o gestor Estadual da Saúde, Alexandre Ayres.

Ainda de acordo com Ayres, a suspensão da faixa é temporária. Alagoas já vacinou, com pelo menos a primeira dose dos imunizantes contra o novo coronavírus, 93,41% das pessoas com 35 anos ou mais. Com relação a essa mesma faixa etária, 69,66% já tomou também a segunda dose ou a vacina de dose única, ou seja, quase 70% das pessoas com 35 anos ou mais estão com o esquema vacinal completo.

por cadaminuto.com.br
Foto: Vacinação / Secom/Maceió